iinspiradas

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Argila vermelha com óleo de argan pode? Sim, pode!

às

Olá Inspiretes. Uma nova semana se inicia e com elas novas oportunidades.
Eu tive a grande satisfação de receber da queridíssima Fernanda da nossa nova parceira Made In Natural Ecostore o Óleo de Argan da Zeena e a Argila Vermelha da Terramater, duas coisas que amo loucamente: argila e óleo vegetal.


De início preciso dizer que estava “namorando” o Óleo de Argan da Zeena Cosméticos há um bom tempo já, vez que uso regularmente a Argila Rassoul da marca e tenho verdadeira paixão.
Para quem não sabe, o Óleo de Argan é conhecido como o “ouro liquido” e não recebe esse apelido à toa. É um óleo extremamente raro, obtido pela prensagem do fruto de uma árvore que se encontra apenas no Marrocos e em decorrência disso, infelizmente acaba sendo vendido diluído em muitos componentes químicos, sendo necessário conhecer a procedência do produto a fim de garantir que seja 100% puro, como é o caso do Óleo de Argan da Zeena.
Esse “ouro líquido” é antioxidante (gerando um efeito antienvelhecimento), nutritivo, hidratante, anti-inflamatório e cicatrizante, além de ser rico em vitamina E, ômega 6 e 9, possuindo ação reparadora e regeneradora da pele, sendo um grande aliado dos cuidados faciais, podendo, inclusive, ser usado no tratamento de fissuras mamárias, durante a amamentação, sendo rapidamente absorvido pela pele, uma vez que possui alta capacidade de hidratação.
Também faz maravilhas aos cabelos, melhorando a elasticidade dos fios, fechando as escamas e formando uma película que mantém a hidratação, proporcionando brilho e maciez, além de ter uma ação anti-frizz (não é para se apaixonar?).
O uso é bastante simples, podendo ser aplicado diretamente sobre a pele ou nos cabelos e pode ser usado diariamente.
Testei o óleo de argan de várias maneiras. No cabelo, fiz umectação, deixando agir durante a noite e lavando no dia seguinte. Pensem em um cabelo com brilho. Amei o resultado e recomendo. Também usei apenas nas pontas do cabelo e funcionou muito bem como reparador de pontas, ainda mais no meu caso que tenho o cabelo bem fino. Além disso, também apliquei nas unhas para fortalecer as cutículas.
No rosto, estou usando a cada três dias, e são necessárias poucas gotas para cobrir todo o rosto (E o suave perfume? Maravilhoso!). O resultado foi exatamente o que eu pensava: pele muito macia, sedosa e absolutamente nada de espinhas. Para quem tem medo de usar óleo vegetal por medo de surgimento de espinhas, já aviso, o óleo de argan não é considerado um óleo comedogênico (não obstrui os poros) e, portanto, dificilmente irá causar espinhas.
O Óleo de Argan da Zeena vem em uma embalagem de 50ml e se usado diariamente no cabelo e no rosto, tem rendimento de aproximadamente três meses, segundo a empresa. Importante referir, também, que é 100% puro e orgânico, liberado para Low e No Poo, além de ser vegano e não ser testado em animais. ​
Em relação a Argila Vermelha da Terramater, esta é uma argila secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Tem propriedades hidratantes e previne o envelhecimento da pele, além de ser anti-estressante e redutora de medidas (fala sério, são muitos benefícios nesta argila).
Segundo a empresa, o óxido de ferro contido na argila, tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons e na pele e as carências deste elemento manifestam-se por epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Como regula a micro circulação cutânea, auxilia no tratamentos antiidade e na elasticidade da pele, reduzindo rugas e linhas finas, além de ser analgésica e cicatrizante.
Assim, uma máscara de argila vermelha é excelente para reduzir as linhas de expressão, uma vez que é uma estimuladora do colágeno, além de realizar uma suave esfoliação, possuindo alto poder de absorção, retirando a sujeira, as toxinas, a oleosidade e outras impurezas da pele.
Nos cabelos, a argila vermelha aumenta a oxigenação do bulbo capilar, estimula o crescimento dos fios, regula a produção sebácea e desobstrui os folículos, realizando um verdadeiro detox capilar.
Além de realizar uma limpeza profunda do cabelo, a argila vermelha também realça e tonifica os fios ruivos – fica a dica para as madeixas avermelhadas.
No caso da argila da Terramater, a embalagem contém 30 gramas e rende, tranquilamente duas aplicações no rosto ou uma aplicação no rosto e cabelo (se forem curtos ou no máximo um pouco acima dos ombros).
A preparação é a tradicional: misturar a argila com água até formar uma pasta não muito líquida, aplicar no rosto e/ou cabelo e deixar agir por 20 a 30 minutos, retirando com água.
Como existem muitas características em comum entre a argila vermelha e o óleo de argan (efeito antiidade, reparador e regenerador) me pareceu uma boa ideia usá-los juntos.
Isso é uma coisa que me apaixona em relação aos produtos naturais: poder fazer experimentos, utilizando produtos diversos e descobrindo novas utilidades e resultados.
Pois bem, misturei um pacote da argila vermelha da Terramater (30 gramas) com um pouco de água e adicionei uma colher de chá de óleo de argan da Zeena.
Ainda que eu tenha o cabelo bem fino, ele está uns cinco dedos abaixo dos ombros, um pacote de argila da Terramater não foi o suficiente. Cobriu todo o rosto e boa parte do cabelo e assim, decidi usar o óleo puro nas pontas do cabelo (em torno de três dedos das pontas em direção à raiz).
O resultado foi o que eu esperava. Antes de usar, imaginei que a presença do óleo de argan na máscara de argila ia garantir uma maior hidratação, já que quando uso a argila pura, tenho que passar um tônico no rosto depois que retiro a máscara, porque a pele fica um pouco seca.
Também senti necessidade de utilizar uma esponjinha para retirar a argila. Imagino que por ser bem fina, a argila da Terramater acabou dificultando um pouco na hora de retirar.
Gostei demais do resultado, até porque os dois produtos também são indicados para peles maduras (meu caso) e me ocorreu (depois que apliquei, infelizmente) que essa mistura seria maravilhosa para ser usada no pescoço (Quem não se descuida com o pescoço? Eu assumo que com certa freqüência esqueço dele...).
Eu realmente gostei demais do resultado, tanto no cabelo quanto no rosto e indico essa máscara de argila vermelha com óleo de argan.
Se você quiser saber onde comprar e preços da argila vermelha da Terramater e do Óleo de Argan da Zeena, clique aqui e aqui e, claro, aproveite para conhecer os outros produtos da Made In Natureza Ecostore.
E que tal usar a natureza a nosso favor e fazer novas misturas e ver os resultados? Digo que o experimento vale a pena.





15 comentários:

  1. Gostei muito da dica. Eu tenho usado muito a argila branca como máscara facial, tenho gostado dos resultados. Me interessei por essa argila vermelha e gostei da ideia de misturar o óleo de argan com a argila, vou ver se testo um dia.

    Love Camie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A argila branca é maravilhosa também! Eu tenho uma da Laszlo que é com pó de ostra e argila branca e adoro.

      Excluir
  2. Adorei essa receitinha, não sabia que podia ser misturado óleos com argila. Vou experimentar fazer aqui em casa, meu rosto está precisando de cuidados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que testei a argila com óleo e realmente adorei. Vale super a pena experimentar. ^_~

      Excluir
  3. Foi a primeira vez que ouvi fala de argila com óleo vou querer testar também beijos sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A máscara acabou hidratando bem a pele por conta do óleo. Eu apreciei muito o resultado. Bjs

      Excluir
  4. Me interessei por essa argila vermelha , não conhecia e também gostei da ideia de misturar o óleo de argan com a argila, vou anotar sua dica aqui e com certeza irei usar e levar pra vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argila é vida, já te adianto. Esse óleo de argan também é maravilhoso. Vale a pena o investimento!

      Excluir
  5. Não conhecia essa argila vermelha, mas a ideia de misturar óleo de argan parece ótima para aumentar o poder de hidratação do produto.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa dica
    já usei em meu rosto argila verde, a vermelha ainda não
    irei pegar essa receitinha! e a dica
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  7. Meu rosto esta precisando de cuidados e que bom que essa receitinha pode nos ajudar a ficar com uma pele bem melhor.
    Irei testar essa misturinha, adorei!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane, tudo bem?

    Como sempre você trazendo ótimas dicas para cuidados com a pele. Confesso que ainda não sabia do uso do produto, então já fiquei bem interessada, pois parece simplesmente fantástico. Gostei do fato do produto cumprir suas expectativas. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a dica. Ainda não experimentei, mas já está na minha lista para conferir. Muito bom conhecer esses produtos sustentáveis. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Nunca usei argila vermelha, mas a ideia de misturar ao óleo de argan me deu vontade de saber como a pele fica. Gostei do post!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Amo argilas para o rosto
    Deixam a pele incrível!
    Quero usar a vermelha!

    ResponderExcluir